Osteoporose e a prática de pilates clínico: sim ou não?
Mundialmente, estima-se que mais de 200 milhões de pessoas sofrem de osteoporose sendo que anualmente esta é responsável por 8,9 milhões de fraturas no mundo. Em Portugal as associações e sociedades científicas referem que a osteoporose afeta 800 mil portugueses.
A osteoporose ocorre quando a regeneração dos ossos deixa de acompanhar a sua degradação. As causas da osteoporose são diversas, podendo ser genéticas, endócrinas, medicações crónicas, entre outras...
Sabe-se que o exercício é importante para a saúde óssea e a osteoporose, independentemente da idade e do bem-estar. Isto porque, os ossos são tecido vivo que fica mais forte quando usado.
As guidelines referentes ao exercício para as pessoas com osteoporose referem que estas devem realizar treino de força e exercício de impacto para maximizar a resistência óssea e muscular, treino de equilíbrio para reduzir as quedas, e exercício que melhore a postura. É de salientar que, devemos iniciar a prática de exercício físico de forma gradual e o nível dos exercícios de impacto- como a corrida, o jogging o saltar à corda, entre outros - deve ser sempre adaptado consoante cada caso.
O pilates clínico poderá ser um excelente aliado para complementar o tratamento da osteoporose, desenvolvendo a força muscular, melhorando o equilíbrio e trabalhando a postura e, em casos de maior fragilidade, uma excelente forma de começarmos a praticar exercício físico em segurança.
Antes de iniciar qualquer prática de exercício físico