Os sapatos de tacão fazem mal aos nossos pés?
Com o final do ano a aproximar-se, começam os jantares com amigos, as festas e os encontros da empresa. Nestas ocasiões, muitas mulheres escolhem usar salto alto, um clássico que dá um toque de elegância ao visual, mas que também pode trazer algum desconforto.
A pensar em quem procura manter a elegância sem perder o conforto, temos algumas dicas de tipos e modelos de saltos altos que garantem um dia-a-dia tranquilo e sem dores nos pés.
Salto plataforma – é aquele salto que nivela toda a sola do calçado, trazendo aos pés muita sustentação, estabilidade e conforto ao caminhar. De todos os saltos altos, é o que menos traz riscos, dor ou desconforto, por reduzir a inclinação entre o calcanhar e os dedos. No entanto o declive e pressão para pés e unhas está presente, duma forma mais bem distribuída e compensada. São os saltos ideais para levar a uma festa onde se irá movimentar muito, como dançar.
Salto meia tacão – é a tendência atual, elevado na frente e com um salto mais grosso na base, assemelha-se com o salto plataforma, mas em vez de dar maior sustentação na parte do calcanhar, dá maior sustentação na sola frontal, ou seja, no ante pé, região dos dedos, que por sobrecarga é onde doem mais os pés (ardimento, sensação de planta dos pés queimada e sensibilidade extra nessa zona).
Salto anabela – é uma variação da plataforma, segue o padrão de nivelamento do solado, ou seja, solado inteiriço com a plataforma e o salto. Garante assim, como a plataforma, muita estabilidade, sustentação e conforto. É um dos melhores e mais recomendados, para quem deseja passar muitas horas em pé. Atualmente temos muitos modelos de sapatilhas que seguem este modelo, de alertar, que o uso prolongado destes modelos retrai em parte a musculatura posterior das pernas o que poderá levar a lesões posteriores nos músculos dos membros inferiores.
Salto bloco, cubano, quadrado ou geométrico – são saltos estilosos, imponentes e modernos. Estes saltos, garantem total estabilidade do calcanhar, devido à sua forma ser grossa na base, e favorável na inclinação, por todo o seu comprimento no solado, ou seja, normalmente, são saltos médios, com cerca de 3 a 4 cm, que amenizam a má distribuição da carga corporal nos dedos. O salto ideal para se usar no quotidiano.
Salto agulha ou stiletto – extremamente ousados, sofisticados e lindos. Este salto assemelha-se muito ao salto fino, mas a sua estrutura de base é bem mais alta e fina. Stilleto e sandálias, são os menos indicados para uso em festas, uma vez que trazem muita instabilidade, desconfortos, instabilidade para os joelhos e dores para quem pretende ficar muito tempo em pé, por trazer muita inclinação, pouca estrutura no ante pé e carga elevada aos dedos, que não têm capacidade de compensar tanta carga.
Com esta informação poderá fazer escolhas e compras mais inteligentes dos seus saltos, sustentáveis e duradouras, sem comprometer o seu conforto e a saúde dos seus pés.