A intervenção Acupuntura na Fisioterapia
A intervenção Acupuntura na Fisioterapia
A acupuntura é uma técnica milenar com aproximadamente 5.000 anos que nasceu na China e consiste na aplicação de agulhas bem finas em pontos específicos do corpo com a estimulação sob o tecido cutâneo ou então stipers ou laser. Este tratamento tem com o objetivo melhorar a imunidade e ajudar no tratamento de problemas emocionais, paraalém de problemas físicos como, por exemplo, sinusite, asma, enxaqueca ou artrite.
A acupuntura tem como principal objetivo reestabelecer o equilíbrio do corpo para que esse fluxo energético fique regulado assim como a circulação de energia, proporcionando efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. O conhecimento da medicina tradicional chinesa permitiu que a acupuntura chegasse ao Ocidente. Assim sendo, a prática da acupuntura ganhou um novo folgo e a sua eficácia científica foi comprovada pela neurociência, graças à correlação entre as disfunções músculo-esqueléticas e às alterações do sistema nervoso central (SNC).
Este método é utilizado para o alívio de dores e tensões musculares tendo resultados muito positivos. Os benefícios da acupuntura, no entanto, não se resumem à analgesia. A Fisioterapia utiliza o método para a funcionalidade do paciente. Ao aliviar a tensão nos pontos gatilho de dor, as inserções da agulha melhoram a circulação, já que o organismo aumenta a irrigação sanguínea quando percebe um corpo estranho. Drenando a região, a acupuntura renova a atividade local, assim ajudando a restabelecer a atividade funcional.
A acupuntura pode intervir em todas as áreas como por exemplo: na boca após uma extração de um dente, em problemas respiratórios como sinusite e asma, em patologias gastrointestinais, em problemas ortopédicos quando é necessária a diminuição de dor e acelerar o processo de recuperação, no caso de insónias, desequilíbrios hormonais, TPM, menopausa e problemas circulatórios, alterações mentais/emocionais (ansiedade, stress em níveis muito altos e mesmo alguns níveis de depressão).
Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, incluindo bebes, idosos e até animais. Mesmo quem não apresentar nenhum problema de saúde pode beneficiar da acupuntura pois esta mantém o equilíbrio do corpo e pode prevenir certas doenças.
Existem diversas modalidades da acupuntura em que são sempre estimulados os mesmos pontos, mas de diferentes maneiras como por exemplo:
-Auriculoterapia (estimulação de pontos nas orelhas para tratar doenças das diferentes partes do corpo);
-Reflexologia (pontos estimulados ou massajados nas plantas dos pés para alívio de dores e doenças);
-Mãos (alivias tonturas, enjoos e dores de cabeça);
-Moxa (planta conhecida como Artemísia que aquecida tem propriedades anti-inflamatórias e de dor);
-Eletro acupuntura (estimulação elétrica nas agulhas punturadas).
O poder da acupuntura é um excelente aliado em tratamentos e terapias manuais, seja a fisioterapia ou qualquer medicina moderna. A fisioterapia tem como primodial objetivo o desenvolvimento e a reabilitação física, enquanto a acupuntura procura corrigir e nivelar desequilíbrios, tornando assim, estas duas áreas, complementares uma a outra.