É uma abordagem terapêutica prestada a todas as pessoas, de forma a desenvolver e restaurar o máximode movimento e de capacidade funcional ao longo da vida. A Fisioterapia é realizada quando o movimento e a função são ameaçados pelo envelhecimento, lesão, dor ou doença, podendo intervir como prevenção e/ou tratamento/intervenção.
Como é a consulta de Fisioterapia?
Na primeira consulta é realizada uma avaliação individual pormenorizada e profunda, com o intuito de concluir um diagnóstico rigoroso, que assenta na investigação e na descoberta das causas do motivo pelo qual nos procura. É, então, estabelecido o plano de tratamento mais adequado às necessidades individuais. Oferecemos cuidados de saúde diferenciados, onde integramos técnicas de fisioterapia e equipamentos e métodos inovadores, como a eletropuntura.
A nossa consulta de fisioterapia engloba um trabalho interdisciplinar enquadrado com outras áreas clínicas como a medicina física e de reabilitação.
É indicada para todas as pessoas com necessidade de recuperar e/ou reabilitar o movimento ou função. Esta ameaça do movimento ou função pode ser causada pelos diferentes motivos: dor, processo normal de envelhecimento, lesões, consequências de patologias cardiorrespiratórios, oncológicas, neurológicas, entre outros.
Porque devo fazer a consulta de Fisioterapia?
Esta abordagem terapêutica é de extrema importância, uma vez que capacita as pessoas de forma agerirem e assumirem o controlo da sua condição e aumentarem a sua mobilidade, sem medos ou dúvidas. Este facto contribui para a melhoria da sua qualidade de vida e do seu bem-estar físico, psicológico, emocional e social.
Um dos principais motivos para a procura da nossa consulta é a dor, uma vez que, dependendo da sua causa e intensidade, esta pode afetar negativamente e condicionar as atividades diárias das pessoas, podendo ser mesmo incapacitante.
Que casos clínicos cuidamos com a Fisioterapia?
A fisioterapia poderá intervir em diferentes situações consoante a área de intervenção, como os exemplos a seguir apresentados:
- Músculo-esquelética: pode intervir em casos de dor no fundo das costas (lombalgias); dor no pescoço (Cervicalgias); hérnias discais; torcicolos;
tendinites/tendinopatia; artroses; escoliose; roturas musculares; entorse...
- Desportiva: pode intervir em caso de potenciação de performance; lesões desportivas como roturas musculares ou ligamentares, luxações articulares, entre outras;
- Cardiorrespiratória: pode intervir em casos de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), asma, bronquiolites, enfartes do miocárdio, entre outras,
- Saúde da mulher: pode intervir em casos de incontinência urinária, preparação pré-parto e recuperação pós-parto, prolapsos de órgãos pélvicos, dor na relação sexual, entre outras;
- Neurológica: pode intervir em casos de paralisia facial, acidente vascular cerebral (AVC) e doença de Parkinson.
- Envelhecimento: pode intervir na prevenção, contribuindo para um envelhecimento saudável e na reabilitação de problemas de falta de força, mobilidade, equilíbrio, entre outros.
Qual o resultado da consulta de Fisioterapia?
Independentemente do motivo pelo qual realiza a consulta, o resultado é gradual e depende do envolvimento da pessoa no tratamento. Contudo, com os nossos tratamentos, pretendemos dar uma resposta eficaz e completa na resolução do problema. Pretendemos assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da saúde, para uma maior eficácia na realização das tarefas do dia a dia e para a eliminação/prevenção da dor aguda e crónica.
Qual a duração da consulta de Fisioterapia?
A consulta tem a duração de, aproximadamente, 50 a 60 minutos.
Quem faz a consulta de Fisioterapia?
A consulta é realizada por uma equipa interdisciplinar e especializada de fisioterapeutas, que trabalha de forma integrada com um médico fisiatra, sempre que seja necessário e dependendo da patologia apresentada.