Técnica de Corrida: Prevenir dores e lesões?
Nos últimos tempos, a corrida tornou-se uma modalidade muito popular, fazendo parte da rotina de pessoas de todas as idades e dos mais variados perfis: dos que procuram apenas saúde e bem-estar, até àqueles que tentam alcançar mais performance ou grandes desafios, como maratonas. Neste contexto, é comum que muitos acreditem que só os atletas mais rápidos ou profissionais é que precisam de se preocupar com a técnica de corrida. Mas esse pensamento é errado! Para quem pratica, a prioridade deve ser aperfeiçoar a sua técnica de corrida com a adoção de algumas técnicas para a prevenção de dores e lesões, a curto e a longo prazo.
Deixamos-te algumas dicas:
- Numa fase inicial, para melhorar a técnica de corrida, é aconselhável realizar exercícios de coordenação e de força específica. Tenta, sempre que possível, realizar os treinos de corrida numa reta com 20/40 metros realizando o exercício num sentido, e voltando a trote. Vai aumentando as repetições dos exercícios e a distância dos mesmos de forma gradual.
- Durante a corrida, o olhar deve estar dirigido em frente, o tronco alinhado com a anca e ligeiramente fletido. Os braços devem estar relaxados, com um ângulo de 90°, balançando para a frente e para trás o mais naturalmente possível.
- O contacto com o solo deve ser feito com a face média do pé o mais alinhado possível com o tronco, empurrando o solo para trás, até estender a perna. Na fase aérea deves trazer o calcanhar para debaixo da anca, elevando o joelho e balanceando o calcanhar à frente, de forma que este esteja numa boa posição para pisar o solo novamente.
- Deves evitar oscilações verticais e laterais excessivas do tronco, procura não ter os braços demasiado contraídos e evita que o primeiro contacto com o solo seja com o calcanhar, pois isto pode trazer dores nos tornozelos, joelhos, anca e lombar.
Para ajudar a uma prática de corrida mais motivadora, os corredores devem respeitar a progressão na intensidade de exercício, os tempos de recuperação entre os treinos e “ouvir” o corpo de formar a terem uma menor propensão a lesões e fadiga excessiva.