Sentar com as pernas em W nas crianças
Sentar em “W” é a postura assumida pelas crianças quando se sentam no chão. Muitas crianças adotam, de imediato, esta posição e assim permanecem durante um período considerável de tempo, sem qualquer tentativa ou vontade de mudar de posição. Porque gostam as crianças de se sentar em “W”?
As crianças precisam de brincar e quando se concentram numa determinada brincadeira ou objeto, não têm a preocupação de se manter numa posição estável, então adquirem a que lhes der menos trabalho e mais estabilidade.
No entanto, nesta posição, a rotação do tronco encontra-se diminuída e assim a musculatura das pernas e costas terá tendência a ficar menos desenvolvida o que culminará em menor coordenação e equíbrio. Actualmente, assitimos a enumeras crianças com dificuldades motoras de propriocetividade desde bebés a darem os primeiros passos a crianças com 6 ou 8 anos de idade.
Sentar em “W” impede que as ancas adquiram a angulação normal do adulto, predispondo a problemas ortopédicos futuros como:
- Dores na anca
- Contraturas musculares que podem levar a uma marcha em picos de pés
- Joelhos valgus (joelhos “para dentro”)
Como evitar ou corrigir?
A maioria das crianças que adquire a posição em “W” fá-lo por curtos períodos de tempo, alternando naturalmente para outras posições. A forma mais fácil de prevenir complicações é evitar desde o início que se torne um hábito.
Devem ser estimuladas a alternar de posição e chamadas à atenção para corrigirem a postura.
Esteja em alerta para:
- Preferir sempre a posição “pernas cruzadas”
- Nos casos em que a correção se torna mais complicada dado o hábito estar demasiado sólido, habitue o seu filho a brincar sentado numa mesa adequada ao seu tamanho.
Em suma, é normal que a criança alterne entre várias posturas durante as brincadeiras. A consistência na correção de más posiçõoes é fundamental desde o início das brincadeiras no chão, evitando, desta forma, problemas futuros!