Repercussões da COVID-19 no pé
O sintoma conhecido como "Covid-19 toes" ou dedos de Covid-19, em português, é uma manifestação relativamente rara em pacientes que contraíram este vírus.
São características típicas tais como, manchas roxas nos dedos dos pés e das mãos semelhantes a frieiras, hematomas generalizados pela zona, inflamação e edema da pele nestas zonas das extremidades corporais.
Contudo, um estudo conduzido pelo Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, observou a prevalência deste sintoma no mundo inteiro. Nesta análise foi concluído que, os cientistas observaram boletins de pacientes que deram entrada no hospital em Abril de 2020. Dados da American Academy of Dermatology, monitoraram o desaparecimento dos sintomas após o fim da infecção por Covid 19. Quase mil pacientes manifestaram alterações na pele das mãos e dos pés, em 39 países observados neste estudo.
Destes pacientes monitorizados, cerca de 50% registaram o mesmo sintoma nos dedos dos pés. Em geral, diz a pesquisa, os "hematomas ou manchas avermelhadas/escuras" desaparecem após cerca de 15 dias da infeção ser contraída, mas há relatos de pacientes que ficaram com alterações dérmicas durante cerca de 5 meses.
Ao que tudo indica, as crianças e os jovens adultos são os mais afetados por este possível sintoma e os especialistas têm uma explicação. Ebbing Lautenbach, investigadora em doenças infecciosas da Faculdade de Medicina da Pensilvânia, adiantou que as lesões cutâneas nos pés dos doentes infetados surgem como consequência de uma resposta eficaz do sistema imunitário dos mais jovens, diferente do que acontece, por exemplo, nos organismos humanos adultos.
No entanto, as hipóteses não ficam por aqui. Neste momento, circulam já várias teorias que procuram compreender as causas deste possível sintoma. Alguns especialistas acreditam que estas lesões aparecem devido a uma inflamação provocada pelo vírus. Outros defendem que se pode tratar de uma vasculite, ou consequência vascular do vírus, o que significa que as paredes dos vasos sanguíneos ficam inflamadas, provocando inchaço nos dedos dos pés e erupções cutâneas.
Tal como tudo que envolve este novo vírus que gerou uma pandemia mundial, não existem certezas nem verdades absolutas.
Com o passar dos anos e com a evolução dos dados que dispomos sobre as consequências nos doentes pós-covid, certamente iremos conseguir perceber a correlação existente entre esta alteração na pele dos pés e das mãos.
Em todo o caso a nossa equipa de Podologistas está preparada para o auxiliar nesta situação caso seja detetada numa consequência por infeção da covid 19.
Outros artigos: