Pilates para crianças: vamos “brincar” ao Pilates?
Somos diariamente confrontados com o termo "má postura” associado, muitas vezes, às horas seguidas de posturas incorretas mantidas em contexto laboral. Mas e no caso das crianças? Podemos trabalhar nas gerações mais novas a consciência de uma "boa postura" e prevenir futuras lesões? Perante uma disfunção ou lesão, será o Pilates para crianças uma alternativa à tão aconselhada natação?
O sedentarismo, o stress, a falta de atenção e a sobrecarga física e emocional associam-se, cada vez mais, às faixas etárias mais jovens. Isto também porque as crianças absorvem, disfarçadamente, o ritmo alucinante dos adultos. Além disso, refugiam-se, horas a fio, nas novas tecnologias, descuidando, assim, a prática essencial de exercício físico diário.
Desde a infância à adolescência, ocorrem as mais importantes transformações do corpo humano e o crescimento acontece de uma forma bastante acelerada, moldando uma identidade.
Torna-se, portanto, fulcral incentivar a prática de exercício clínico nas crianças. Esta é uma forma de potenciar as suas habilidades motoras, promover a sua higiene postural, prevenir futuras lesões e dores de crescimento e combater o sedentarismo, obesidade e excesso de peso. Além disso, também melhora, de uma forma geral, a sua capacidade de aprendizagem e concentração.
Pilates para crianças: em que pode ajudar a prática de Pilates Clínico nas gerações mais novas?
O Pilates pode ser uma ferramenta de auxílio importante para corrigir os maus hábitos posturais, causados pelo peso da mochila, pela forma relaxada e incorreta de estar em frente à TV, computador, “tablet” e telemóvel, e sentado na cadeira da escola.
A orientação das aulas baseia-se num trabalho de equilíbrio, coordenação, flexibilidade, higiene postural, memória e atenção, integrando todo o profissionalismo numa brincadeira contagiante. A prática de Pilates Clínico visa respeitar os limites e as necessidades de cada criança, não só a título individual, mas como membro integrante de uma equipa ou de um grupo. E, claro, proporcionar momentos divertidos!
Está provado clínica e cientificamente que o método de Pilates ajuda no desempenho escolar de cada criança e adolescente, pois promove o equilíbrio a todos os níveis (físico, cognitivo e emocional).
Vamos observar as nossas crianças, analisar a sua postura e educar o seu movimento!
Redigido pela nossa equipa de Fisioterapeutas