Pilates: o melhor aliado para a corrida
Correr já se tornou numa das atividades mais praticadas em todo o mundo. Seja corrida de rua, só para "ir mantendo a forma", seja levada mais a sério, como em quem realiza provas ou maratonas.
Cada vez mais esta atividade tem mais adeptos em todo o mundo. A maior razão será por ser uma atividade acessível (monetariamente e fisicamente), que podemos fazer em qualquer momento, em qualquer sítio, seja na rua de nossa casa, seja no parque da cidade, sozinho ou em grupo, basta existir vontade.
Porém, com isso, tem crescido também o número de atletas que treina sem orientação de um profissional qualificado e, apesar de todos os benefícios da corrida, é muito comum encontrar atletas com lesões.
Quais são os principais motivos dessas lesões?
Os maiores motivos são uma biomecânica e uma postura incorreta durante a prática da corrida. Apesar de todos os benefícios da atividade, esta envolve movimentos repetitivos e muitas oscilações que causam um impacto repetido nos mesmos músculos e nas mesmas articulações.
O que deves saber sobre o Pilates?
Como já toda a gente deve ter ouvido falar, o Pilates é uma ótima atividade para reabilitação, condicionamento físico e otimização de performance. Sendo assim, torna-se um ótimo aliado para os corredores, pois vai corrigir a biomecânica corporal e a postura e trazer funcionalidade aos movimentos anatómicos normais.
Quais são os seus principais benefícios?
Procura a orientação de um profissional especializado
Para que todo o potencial do método seja aproveitado, é indispensável a orientação de um profissional na elaboração do treino, suprindo as necessidades do aluno de acordo com suas metas.
Em média, recomenda-se um mínimo de uma a duas aulas de Pilatespor semana para que todos os benefícios dessa prática sejam corretamente assimilados e posteriormente aproveitados na corrida.