Onicomicose: o que é a micose das unhas, sintomas e como tratar
A micose das unhas, também designada por onicomicose, é uma doença comum que afeta 5 a 30% da população mundial. A unha é contaminada por fungos que causam alteração da coloração e espessura da unha.
Causas da micose das unhas
Diferentes tipos de fungo causam a infeção da unha. Os dermatófitos, por exemplo, são os fungos mais comuns responsáveis por causar a doença. Por outro lado, há outros fungos mais associados a infecção ungueal.
Os fungos estão presentes em qualquer lugar do ambiente e da nossa vida no quotidiano. E, por isso, todas as pessoas possuem risco de ter infeção por fungos. No entanto, os locais mais frequentes para contrair este tipo de infeção são: piscinas, ginásios, balneários e centros de pedicure. Sapatos apertados e traumas constantes nas unhas também podem levar à infeção.
Apesar de ser mais comum nas unhas dos pés, as unhas das mãos também podem apresentar a infeção. As unhas dos pés são mais afetadas devido, por exemplo, ao uso constante de sapatilhas e sapatos. Trata-se de um local quente, húmido e escuro, favorecendo a propagação dos fungos. Geralmente, a unha do primeiro dedo do pé é a primeira afetada.
Sinais e sintomas da micose das unhas
Numa fase inicial, a doença é silenciosa e pode não apresentar sintomas dolorosos. No entanto, os sintomas mais frequentes nas unhas são:
- Alteração da cor: esbranquiçada, escurecimento, amarelada e, até, esverdeada;
- Unhas espessadas - grossas, difíceis de cortar -, deformadas e descoladas do leito ungueal;
- Manchas ou linhas brancas na superfície;
- Unhas frágeis e quebradiças ou com aparência diferente do usual.
Tratamentos da micose das unhas
As opções atuais para os tratamentos das unhas são: medicação oral, tópica e a laserterapia.
Um dos tratamentos mais convencionais é a medicação tópica como vernizes, soluções aquosas ou gotas; outro exemplo é a medicação oral. No entanto, esta apresenta, frequentemente, contraindicações e efeitos secundários. Além disso, em muitos casos, o tratamento falha. E, por isso, alguns pacientes não podem usar a medicação oral.
Um tratamento moderno, mais eficaz e rápido é a Laserterapia. Isto porque o tratamento a Laser é efetivo em eliminar o fungo da unha, pois estes são sensíveis ao calor. Assim, a destruição do fungo é mais rápida e efetiva. Consequentemente, há um maior êxito na cura da doença. Esta é uma opção mais saudável, pois a unha é preservada e não removida.
O Laser Nd YAG, por exemplo, é seguro e efetivo no tratamento da infeção. O pigmento do fungo absorve a luz do laser, que passa pela lâmina ungueal e pelo tecido adjacente. Isso leva a um aquecimento, que elimina ou danifica o organismo do fungo.
O podologista, antes do tratamento, avalia as unhas. E, durante a aplicação, pode ocorrer uma sensação de aquecimento e uma ligeira picada, que dura poucos segundos. Após a aplicação do laser, as unhas podem ficar quentes por alguns minutos, mas podes voltar às tuas atividades imediatamente. Como as unhas dos pés crescem lentamente, a melhoria total da unha acontece em cerca de 4 meses. No entanto, o número de sessões depende de cada caso.
O tratamento com Laser também fortalece as unhas. A nossa experiência clínica, no ROPE, tem mostrado que a aplicação do Laser, em unhas das mãos e dos pés, mesmo sem micose, torna-as menos frágeis e quebradiças.
Conclusão...
A Laserterapia apresenta benefícios no tratamento da micose das unhas. Porém, os benefícios e as contraindicações de cada tratamento devem ser sempre avaliados. Por isso, é importante conversares com o teu podologista para perceber qual a melhor indicação para o teu caso.
Emília Ribeiro, Podologista
Outros artigos: