O sono e o exercício físico
Dormir é uma função necessária e essencial para que o nosso organismo possa manter o equilíbrio, tal como outras necessidades como beber e comer. O exercício físico e o sono relacionam-se e condicionam-se entre si.
Nesse sentido, se não dormirmos de uma forma reparadora, a nossa saúde, bem-estar e forma física são afetados. A falta de descanso afeta a atividade cerebral, assim como provoca irritabilidade, enfraquece o sistema imunológico e aumenta o risco de doença.
As consequências de um sono mau
Não ter um sono de qualidade influencia principalmente a recuperação. Desta forma, um atleta ou alguém que faça exercício regularmente pode sentir que não recupera durante a noite e, por isso, no dia seguinte sente um cansaço excessivo para o exercício.
Isto reflete-se num aumento das dores musculares, sensação de cansaço e menor atividade neurológica, o que prejudica o atleta em vários aspetos do treino, como por exemplo, trabalhos de força, sprints, saltos e exercícios de coordenação.
É especialmente importante monitorizar e classificar quantidade e qualidade do sono, de forma a poder adequar o treino da melhor forma.
Os benefícios do exercício para um sono reparador
O exercício físico tem benefícios para a melhoria da qualidade do sono. Pessoas ativas tendem, de facto, a adormecer mais rápido e a ter um sono de maior qualidade.
O ideal é praticar o exercício, principalmente, pela manhã ou, pelo menos, nunca duas horas antes de ir dormir.
Exercícios demasiados intensos podem provocar, por exemplo, cansaço extremo e dores musculares que dificultam um sono reparador.
Da mesma forma, exercícios demasiado leves podem não promover a segregação de diversas hormonas, principalmente endorfinas que ajudam a relaxar e a diminuir a ansiedade.
Em suma, tudo isto melhora a sua sensação de bem-estar e relaxamento corporal e mental.
Dicas para um sono mais reparador:
- Evita aparelhos luminosos antes de deitar;
- Pervigília luzes de cor alaranjada, estimula a produção de melatonina;
- Reduz os ruídos ao máximo;
- Adequa a temperatura do ambiente a 18ºC / 20ºC;
- Ingere alimentos leves e de fácil digestão no período da noite;
- Pratica exercício físico com intensidades adequadas, dependendo do teu nível físico e hora do dia;
- Mantém uma rotina de sono. Deita-te e acorda às mesmas horas;
- Dá primazia a luz natural para acordar;
Outros artigos: