O papel da consulta de nutrição para praticantes de atividade física
Cada vez mais, o papel da nutrição é considerado um dos pilares essenciais para o sucesso de um atleta.
Mesmo com todos os benefícios para a saúde associados ao exercício físico, quem o pratica de forma intensa deve ter em atenção o potencial desgaste para o organismo. Isto é, aumento do stress oxidativo celular, inflamação muscular, desidratação e desequilíbrios eletrolíticos.
Assim sendo, pode afirmar-se que a prática regular de desporto acarreta um aumento das necessidades energéticas, de macronutrientes (hidratos de carbono, proteína, gordura, fibra), micronutrientes (vitaminas e minerais) e de hidratação.
Uma alimentação e suplementação adaptada ao atleta, assim como ao desporto que pratica influencia comprovadamente:
- A tua performance;
- Diminuição do tempo de recuperação entre treinos;
- Menor risco de lesão;
- Otimização da composição corporal para a modalidade praticada;
- Diminuição de possíveis queixas de desconforto gastrointestinal durante os treinos ou provas.
O essencial para o nutricionista será garantir uma alimentação adaptada tendo em conta os fatores que definem a escolha alimentar dos atletas, sendo estes:
- Preferências alimentares;
- Disponibilidade;
- Convívios sociais;
- Controlo de peso;
- Imagem corporal;
- Preço;
- Intolerâncias alimentares.
Assim sendo, na consulta de nutrição são realizados os cálculos referentes às necessidades energéticas assim como, a divisão de macronutrientes necessária para o tipo de desporto praticado pelo cliente, uma vez que a sua intensidade e duração influenciam diretamente os cálculos.
O momento da consulta é essencial para o atleta garantir a planificação do seu dia alimentar e a sua suplementação e que os mesmos vão de encontro aos seus gostos, objetivos e manutenção da saúde.
Carolina Alves
Nutricionista 3803N