Mitos do Pilates
“O pilates é igual ao Yoga.”
Embora ambos sejam de baixo impacto e praticados em cima de um tapete, os fundamentos do Yoga e do Pilates são diferentes. O Yoga tem raízes espirituais, centrando-se na ligação espiritual e na energia universal. Por outro lado, o Pilates é científico, e incide no relaxamento e fortalecimento da musculatura. No Pilates, as pessoas devem adquirir a capacidade de controlar de forma consciente os movimentos musculares e articulares do corpo.
“O Pilates é só para mulheres.”
Esta atividade foi criada para ser praticada por qualquer pessoa, independentemente da idade ou género. Muito se associa o Pilates à mulher, pelos exercícios “suaves” que são praticados, no entanto, este método foi criado por um homem, Joseph Pilates.
Esta é também uma das atividades mais recomendadas por profissionais de saúde para tratamento de lesões, independentemente do género.
“Idosos não devem praticar Pilates.”
O Pilates é cada vez mais procurado por pessoas de todas as idades, que querem praticar uma atividade que proporcione bem estar, força, equilíbrio e melhore a postura.
Esta é uma atividade de baixo impacto, que proporciona uma maior flexibilidade às pessoas da terceira idade, bem como força muscular e aumento da mobilidade. Constitui ainda um papel importante na prevenção de quedas, comuns à faixa hereditária em questão.
“Pilates é só para fazer alongamentos.”
Podemos olhar para o Pilates e pensar que é fácil, ou que é indicado apenas para quem está a fazer algum tipo de reabilitação. Este pensamento está associado ao facto de os exercícios realizadosparecerem “suaves” e de pouco esforço. Mas, contrariamente a este pensamento, o pilates é exigente, trabalha cada parte do corpo e necessita de grande controlo do core.
O método de Pilates que desenvolvemos no ROPE foca-se especialmente numa avaliação inicial personalizada, profunda e cuidada, e num plano funcional e realista, que ajude a cumprir os objetivos de cada pessoa. Vai auxiliar na recuperação da mobilidade, força e equilíbrio, para que corpo e mente se conectem como um todo.