Exercícios para fortalecer e relaxar os pés sem sair de casa
Assim como cuidamos, fortalecemos e promovemos o relaxamento de outras partes do corpo, também devemos fazê-lo com os nossos pés. E, numa fase de quarentena ou isolamento social, em que a mobilidade é mais reduzida, é importante fazer exercícios para fortalecer e relaxar os pés, mantendo-os fortes e flexíveis, para promover uma melhor circulação sanguínea e flexibilidade.
Exercícios para pés fortes e saudáveis
- Devemos manter a pele dos nossos pés hidratada e saudável. Mas como? Com o creme hidratante/óleo corporal envolve e massaja, com as duas mãos, um pé de cada vez. Será, certamente, um momento relaxante.
- A massagem pode ser feita com maior intensidade. Desta forma, aumenta a vasodilatação da zona, contribuindo para uma melhor circulação do sistema sanguíneo e linfático.
- Eleva as pernas por 10 minutos, uma vez por dia, pelo menos, porque melhora a drenagem de todo o membro inferior.
- Levantar e equilibrar o peso também é importante. E o que devo fazer, então? Move o peso para os calcanhares, dobrando os dedos dos pés para baixo. Endireita-os e repete dez vezes. Assim, consegues fortalecer e aliviar as cãibras nos pés e na planta do pé.
- Em pé, tenta deixar o arco interno do pé mais alto, sem mover a perna. Deves sentir que faz força nos músculos da sola do pé. Ao início é difícil, mas é uma questão de prática. É quase como um “encolher” do pé.
- Abre, fecha e arrasta os dedos no chão como se quisesses usá-los para puxar algo.
- Anda mais descalço. A sola do pé é cheia de sensores nervosos que ajudam o cérebro a controlar melhor o movimento e o equilíbrio. Por isso, é importante tirar os sapatos e sentir o chão, de vez em quando. No caso das crianças, podes optar pelo uso de meias antiderrapantes.
- Promove movimentos internos e externos de rotação com o tornozelo.
- Deitado no chão, ou num tapete, sobe as pernas e tenta agarrar os pés. Assim, alongamos toda a cadeia posterior.
- Com uma bola, ou algo semelhante como umas meias dobradas, desliza o pé em cima e faz movimentos giratórios de forma a segurar a bola, ou outro objeto, debaixo do pé.
- Termina os exercícios, levantando, subindo e descendo, em bicos de pé. Repete, pelo menos, 10 vezes.
Estes são alguns dos exercícios para fortalecer e relaxar os pés que pode fazer em casa, de forma autónoma. Tudo para que o seu bem-estar esteja em primeiro lugar!
Emília Ribeiro, Podologista
Outros artigos: