Disfunção Vestibular
Antes de compreendermos o que é uma disfunção vestibular e como se manifesta, é necessário esclarecer o que é o sistema vestibular. Assim sendo, o sistema vestibular inclui as partes do ouvido interno e do cérebro que processam as informações sensoriais envolvidas no controlo do equilíbrio e do movimento ocular (este último permite a estabilização do olhar aquando do movimento da cabeça).
Afinal, o que é a disfunção vestibular?
A disfunção vestibular é, portanto, um conceito amplo que engloba diversas patologias. Assim, de forma geral, trata-se de qualquer alteração numa das estruturas que formam o sistema vestibular - na parte central (o cérebro) ou periférica (o ouvido interno).
Nesse sentido, as disfunções vestibulares mais comuns incluem:
- Vertigem posicional paradoxal benigna (vulgarmente conhecida por “cristais”)
- Labirintites e Neurites Vestibulares
- Doença de Meniére
- Fístula Perilinfática
Sintomas da disfunção vestibular
As pessoas com disfunção vestibular, geralmente, relatam:
- Tonturas
- Distúrbios do equilíbrio
- Distúrbios visuais
- Náuseas e vómitos
No entanto, devido a estes sintomas, pode também surgir o medo de se movimentar, rigidez a nível da cervical e ansiedade, o que pode levar à restrição de atividade e da participação, gerando limitações funcionais e na qualidade de vida da pessoa.
Da disfunção à reabilitação vestibular
A fisioterapia pode contribuir através da reabilitação vestibular, no âmbito da qual é realizada uma avaliação para elaborar e aplicar o tratamento mais adequado a cada caso. Esta intervenção poderá consistir, por exemplo, na realização de exercícios ou de técnicas. O tipo de exercícios e a sua prescrição são individualizados e têm em conta os défices e os sintomas da pessoa, tendo sempre como objetivo promover a adaptação do reflexo vestíbulo-ocular.
A fisioterapia tem como objetivo diminuir a sintomatologia e promover a melhoria da função, melhorando a qualidade de vida.
Em suma: ao longo do tempo, tem vindo a aumentar a evidência científica sobre os efeitos positivos da reabilitação vestibular em pessoas com tonturas e/ou desequilíbrios, sendo considerada uma intervenção com benefícios a longo prazo.
Carolina Tam, Fisioterapeuta
Outros artigos: