Como fazer o corte das unhas nas crianças
A chegada de um bebê traz muitos desafios e novidades. A juntar-se ao primeiro banho, à primeira mamada, à primeira fralda, à primeira vacina, chega o momento do primeiro corte de unhas, trazendo muita ansiedade para os pais. Cortar as unhas do bebé é uma tarefa que deixa muitos pais preocupados pelo risco de os magoar. As unhas dos bebés crescem muito depressa e, por esse motivo, é importante cortá-las frequentemente, para evitar que eles se arranhem. No entanto, nem sempre esta é uma tarefa fácil de executar, por isso, a nossa equipa de podologia deixa-lhe aqui alguns conselhos:
1- Aproveitar enquanto a criança dorme. Isso evitará o medo de que a criança se mexa, mas gera nervosismo nos pais em acordar o bebé no processo;
2- Use os instrumentos adequados. É preciso que as tesouras tenham bordas redondas ou uma lima de cartão de forma a não ferir a pele circundante dos dedos da criança;
3- Criar o hábito. Deve-se começar a cortar as unhas dos bebés desde que nascem porque elas crescem rápido e logo eles podem-se magoar a si mesmos. As unhas estão finas como papel e facilmente se lesionam com estas;
4- É conveniente que sejam cortadas depois do banho para que fiquem mais moles. Também é aconselhável que não sejam cortadas muito rentes ao dedo, a fim de evitar cortar na raiz.
5- Melhore a posição. Costuma-se levantar o dedo e colocar a unha para cima, mas isso dificulta a visão; é preferível colocar a unha para baixo e fazer pressão no centro para que se separe um pouco para trás.
6- Escolha o lugar adequado. Recomendamos que procure um lugar iluminado e ventilado a fim de evitar que por falta de visão possa magoar o bebé;
7- Seja prudente, mas não tenha medo. A firmeza com a qual se faz o corte das unhas é a principal chave para ter sucesso. Se estamos nervosos nos tornaremos menos certeiros e colocaremos a saúde donosso pequeno em risco.
8- Use uma distração um brinquedo um desenho animado. Quando o bebé estiver maior, as suas unhas estarão mais fortes e sua pele será menos delicada; mas também será mais inquieto, o que compromete muito o corte das unhas. Para crianças maiores pode usar a técnica da distração, para que se fixe em outra coisa e não se mexa.
9- Limpar depois do corte. Ainda que apareçam pedaços pequenininhos e inofensivos as unhas que cortou representam um perigo para o bebé porque podem chegar à sua boca ou aos olhos.
10- Por fim, passe a sua mão por todas as unhas de forma a perceber se não existem nenhuns bicos ou imperfeições.
Com estas dicas, esperamos ter-vos ajudado nesta árdua tarefa. Para esclarecimentos adicionais, agende a sua Consulta de Podologia.