A importância da Avaliação e controlo do Treino
A importância da avaliação e controlo de treino prende-se com a necessidade de perceber como está a sua saúde e condição física. Além disso, dá informação pertinente para iniciar a prática de exercício físico e obter os resultados pretendidos.
Quando se fala em avaliação física, pensa-se em dados da composição corporal como, peso, percentagem de massa gorda, etc. No entanto, é também importante avaliar a condição cardiorrespiratória, força, equilíbrio e postura. Tudo isto são parâmetros determinantes para alcançar os objetivos e para melhorar a saúde, rendimento desportivo e prevenir lesões.
A avaliação inicial, ou quando feita de modo esporádico, dá imensas informações do momento, como se fosse uma fotografia daquele momento cheia de detalhe. Mas avaliar com periodicidade é como se fosse um filme da nossa saúde e condição física. Permite criar relações de acontecimentos, perceber como está a resultar o processo de treino, os estímulos mais eficientes, de que forma uma lesão afetou a condição física. Além disso, permite comparar épocas desportivas e muitas outras condicionantes.
Avaliação ao longo da época
Avaliar ao longo da época desportiva fornece dados importantes para verificar não só o estado dos atletas com o decorrer da época, mas se o planeamento do treino está a ir de encontro ao pretendido. Cada atleta tem a sua individualidade e pode responder ao processo de treino de formas distintas. Permite também verificar o efeito da carga do treino nos atletas, se aplicarmos avaliações sistemáticas que permitam identificar o efeito do treino no atleta.
Criar um processo de avaliação e controlo do treino para um jovem atleta ao longo dos anos permite perceber como jovens evoluem ao longo do tempo.
Isto é de extrema importância durante a formação, pois quando temos referencias de atletas de alto nivel, conseguimos perceber se desenvolvimento dos jovens está a ir de encontro as expectativas e objectivos propostos. Avaliar e controlar o treino é fundamental para ter um plano de desenvolvimento a longo prazo para os jovens atletas.
A importância da avaliação no ciclismo e corrida
Em desportos em que parâmetros fisiológicos são determinantes para a performance, como o ciclismo e a corrida, é de extrema importância avaliar esses parâmetros de forma a ajustar as zonas de intensidade do treino para que o treino efetivamente esteja a ser direcionado ao pretendido, bem como para perceber como o atleta esta a evoluir e qual a sua condição naquele momento. Em determinadas situações e com determinados testes, pode ser uma informação útil para utilizar em contexto competitivo.
Outros artigos: